Organização Nacional

 

 

Organização e Gestão da PMM a nível Nacional

 

SECRETARIADO NACIONAL DA PMM

 

O Secretariado Nacional da PMM é também conhecido como Centro de Formação e Orientação Nacional, que é referencia nacional para as equipes de base, distribuídas pelo Brasil, para as redes de parceiras, quer no apoio aos projetos quer na realização conjunta de ações voltadas para as mulheres em situação de prostituição, para a CNBB e demais Pastorais Sociais das quais a PMM faz parte, para estudantes, pesquisadores e mídia interessada em informações e conhecimento sobre a prostituição, a exploração e o abuso sexuais, o tráfico de seres humanos para fins sexuais. Ainda assim se caracteriza como um lócus de promoção de estudos, pesquisas, debates e publicações a respeito da prostituição, de questões de gênero, de violência contra a mulher, de tráfico de seres humanos, de formação política e de fortalecimento da espiritualidade específica da Pastoral da Mulher Marginalizada. Tudo isso em função de possibilitar horizontes para que as mulheres em situação de prostituição encontrem abertura para novas perspectivas de vida e reinserção social, com impulso na geração de renda e economia solidária.

O Secretariado mantém a funcionalidade da PMM na sua identidade específica, articulando nacionalmente as equipes de base, motivando e cuidando da mística e da espiritualidade que envolve a missão na ação pastoral, incentivando uma ação sempre encarnada na realidade da mulher, que pede e necessita ser cuidada e atendida nos seus direitos humanos. Também se ocupa de orientar, acompanhar as equi­pes, motivar e incentivar o trabalho de base, produzindo o material pedagógico afim à ação pastoral e divulgando uma comunicação eficaz e assertiva que valorize a preservação da dignidade da mulher em situação de prostituição.

O Secretariado Nacional da PMM é sede da Coordenação Nacional da PMM e, por meio de duas profissionais executivas, busca realizar a articulação e acompanhar o trabalho em todas as instâncias.

 

 

EQUIPES DE BASE DA PASTORAL DA MULHER MARGINALIZADA

 

A Pastoral está situada em vários Estados Brasileiros e está se constituindo na divisão dos regionais da CNBB, para facilitar o trabalho atuação conjunta com as diretrizes das Pastorais Sociais.

 

 

COORDENAÇÕES REGIONAIS

 

Cada regional dispõe de uma Coordenadora para acessar diretamente as informações. Comunicar com o Secretariado Nacional da PMM e manter as informações permanentes entre equipes de base e Secretariado Nacional.

As Coordenações são escolhidas pela equipe local e referendadas pelo Secretariado Nacional da PMM e pelo Bispo da diocese onde a equipe está localizada.

 

 

DIRETORIA EXECUTIVA

 

Presidente

Vice-Presidente

Secretária/o

Tesoureira/o

Composto por quatro (4) pessoas voluntárias, eleitas na Assembléia de Associadas/os. Exercem o mandado de três (3) anos e não podem ser remuneradas.

O Conselho Fiscal não faz parte da Diretoria Executiva, porém suas/seus três Conselheiras/os e um/a Suplente são eleitas/os em Assembleia de Associadas/os para o mandato de quatro (4) anos. Tam­bém são voluntárias/os e não podem ser remuneradas/os.